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HomeO jogoA história
A história

O jogo nasce de uma ideia de Cláudio Cera que, saindo de um local de Roma, ouviu dizer que, se pretendia voltar àquele local ao sábado ou às segundas, tinha de reservar mesa, devido à grande afluência de jovens: "Tudo bem ao sábado”, pensou, mas não percebia porque haveria lá tantas pessoas às segundas! Curioso, reservou a mesa e voltou àquele local para descobrir, maravilhado, a existência de um jogo em papel que dava a possibilidade a todos de se conhecerem, interagindo entre as mesas: era a "Messaggeria". A partir daí surgiu-lhe a ideia de criar um jogo onde todos os participantes pudessem desafiar-se, confrontar-se e socializar. E foi assim que, usando a sua experiência de eletrotécnico, pequeníssimas noções de informática e eletrónica e sobretudo uma enorme vontade de inventar qualquer coisa (com cinco anos construiu o distribuidor semiautomático das peças Lego), rapidamente começou a elaborar a ideia do Dr. Why. Telefonou, à saída daquele local, ao seu grande amigo Paolo De Angelis (estudante programador iniciado em Basic) e, juntos, começaram a trabalhar no projeto.

Infelizmente, enquanto pensava em como concretizar a ideia, teve um terrível acidente de moto. Quando despertou do coma, passados 12 dias, não se lembrava de muitas coisas, mas, passado um ano, em convalescença e enquanto fazia entrevistas para encontrar um emprego como eletricista (gosta de dizer que só esteve 16 dias desempregado) e depois trabalhando ao mesmo tempo, dedicava-se ao projeto à noite.

Tudo isto acontecia no Outono de 1996, quando os jogos de quiz em Itália eram apresentados, na TV, por Mike Bongiorno (famoso apresentador italiano) e não eram informatizados! A partir daquele dia a ideia tornou-se fixa e durante quase três anos trabalhou sem parar no projeto. No fim, com a ajuda de uma indemnização do seguro do acidente, conseguiu acabar a primeira versão do jogo que, como seria de esperar, era muito primitiva e muito longe das modernas. É por isso que, depois de muitos esforços, dificuldades, contratempos e melhoramentos contínuos, hoje é com orgulho que o Dr. Why se assume como o mais evoluído jogo de quiz para locais físicos! E online.

Para muitos as fotos aqui apresentadas podem parecer reconstruções ou peças inventadas, mas são todas originais, assim como a dimensão que o jogo atingiu, que supera os maiores sonhos do seu inventor.

Diretamente do “museu” da Creativa todos os achados do nosso armazém.

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1998 - Logo Dr.Why

1998 - Logo Dr.Why

Artista: Vittorio De Santis
Comentário de Claudio Cera:
"Ao ver estes desenhos não tive dúvidas: este era, e ficou mesmo, o logo do Dr Why!"

1999 - O primeiro protótipo de comando

1999 - O primeiro protótipo de comando

Em 1999 foi construído o primeiro protótipo de comando, feito com uma caixa para interruptores! Nunca funcionou!

2000 - Os primeiros comandos em madeira

2000 - Os primeiros comandos em madeira

Em 2000 nasceu o comando de madeira que pesava 2,5 Kg. Fazer uma noite era mesmo uma tarefa pesada.
Eram muito resistentes, mas também muito barulhentos! No local gerava-se uma grande confusão quando chegava a altura de responder.

2000 - A caixa de proteção para o comando

2000 - A caixa de proteção para o comando

O kit dos comandos em madeira era transportado, não com pouca fadiga, desta forma! 8 comandos somavam um total de 25 Kg! Foram utilizados para algumas noites no primeiro local de Roma, o "Kirby's Garden", onde só com 4 ou 5 viagens ao carro se conseguia descarregar todo o material. E pensar que atualmente há sítios em que se utilizam 100 comandos...

2000 - O portátil Creativa

2000 - O portátil Creativa

O primeiro computador portátil Creativa:
Este é uma das melhores peças do nosso "museu", o primeiro "computador portátil", equipado com os primeiros Pentium: tinha no interior o cartão matriz de um normal computador, um normalíssimo alimentador para PC desktop e além de outro material (Hard Disk, CD Rom, ecc.), tinha um caríssimo cartão vídeo com a rara (na época) saída para TV. E depois de ter gasto acerca de 2 milhões de liras, Claudio encontrou um dos primeiros modelos da ATI (ainda hoje o melhor), que dava a possibilidade de visualização em televisões.
No fim, por mais 1.800.000 liras, Claudio conseguiu um monitor com tela plana (usado) a inserir no interior sem ser grande demais! Tudo magistralmente aerografado por Marco Wiff, autor também de todas as outras obras de aerografia dos antigos comandos.
Caraterísticas: Madeira
Peso: 30 Kg
Dimensões: 60cm x 50cm x 40cm
Custo do desenho: 1 milhão de liras
Processador: Intel Pentium III a 350 MHz
Conseguiu fazer só três noites, pois, era muito pesado e ocupava espaço a mais para o espaço limitado em que tínhamos que trabalhar nos bares.

2000 - Os primeiros comandos personalizados

2000 - Os primeiros comandos personalizados

Ao aparecerem os primeiros grupos de apaixonados, decidimos personalizar os comandos. Aqui vai um exemplo de comando-cigarro (que nunca funcionou, porque era impossível montar as teclas...) e das primeiras personalizações feitas rigorosamente... à mão! No interior havia uma primeira preparação para a antena wireless!

2001 - A primeira tentativa com o wireless

2001 - A primeira tentativa com o wireless

Em 2001, os primeiros comandos rádio funcionavam perfeitamente... até que tocava o alarme de um carro!

2002 - Voltámos ao plástico

2002 - Voltámos ao plástico

Voltámos ao uso do plástico. Estes comandos eram construído com uma proteção para passar os fios elétricos e novas teclas, menos barulhentas. Os comandos em madeira tinham teclas cenográficas mas eram muito barulhentos!

2003 - As dimenções diminuem

2003 - As dimenções diminuem

Em julho de 2003, para que os comandos ocupassem menos espaço diminuímos as dimensões. Estes foram os primeiros comandos que funcionaram perfeitamente e que superaram as primeiras provas de transmissão wireless.

2004 - O comando à polvo

2004 - O comando à polvo

Em setembro de 2004, começam a nascer os primeiros grupos de jogadores mais fiéis e, com eles, descobrimos a exigência e o desejo de ter uma tecla para cada um no comando... Assim nasceu o comando a polvo.

2005 - Novo modelo de comando

2005 - Novo modelo de comando

Em 2005 chega um novo modelo de comando, mais moderno e de mais confiança, mas sempre com fio.

2006 - As personalizações das equipas

2006 - As personalizações das equipas

Nascem as versões personalizadas dos novos comandos.

2007-2010 - A versão Wireless!

2007-2010 - A versão Wireless!

Modelo do Comando V2 - O primeiro comando wireless a ser usado.

2007-2010 - Comando com display

2007-2010 - Comando com display

Modelo do Comando V3 - O novíssimo display mostrava inicialmente apenas o número do comando.

2007-2010 - Comando com display

2007-2010 - Comando com display

Modelo comando V4 - Além do número do comando agora o display mostra também a contagem decrescente na altura de responder à pergunta

2011 - O comando moderno

2011 - O comando moderno

Modelo do Comando V5 - Renovámos o design e melhorámos o circuito interno para tornar a experiência do jogo cada vez mais divertida e incluímos soluções técnicas que facilitam o trabalho dos nossos técnicos.

2012 - Comando full led

2012 - Comando full led

Modelo do Comando V6 – Para o evento Dr. Why Show produzimos os novos comandos com uma dupla fila de leds e dupla bateria... um espetáculo de luzes incrível.

Vídeos do YouTube (em 2012):
A magia dos Leds:
http://youtu.be/uoGcpgY3Mdo
Led Flash:
http://youtu.be/PRVhgU_vJ6U
Dominó de comandos:
http://youtu.be/l0lmiv4E4uw
Preparativos do Dr. Why Show:
http://youtu.be/Pl_dPuX8WP4
Ensaios do jogo do Dr. Why Show:
http://youtu.be/NeruJGgoyn0

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